fbpx

O exame de sangue é um dos testes mais solicitados pelos médicos e muito importantes para nossa saúde. Serve para avaliar a quantidade e a forma de alguns elementos do sangue como hemácias, leucócitos e plaquetas. Através dele podemos detectar muitas situações importantes como o HIV, hipotireoidismo e hipertireoidismo, hepatite C e câncer de próstata. É essencial para verificar o bom funcionamento do organismo ou controlar algum tratamento.

Por isso, é indicado que seja realizado ao menos uma vez por ano, de preferência com outros tipos de testes. Este é o chamado “check-up anual”, necessário para verificar e monitorar a saúde como todo.

Os resultados do exame de sangue são como uma “triagem” para possíveis investigações quanto à saúde do paciente. Verifica a contagem de células vermelhas do sangue, responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes para o corpo, que estão relacionadas à anemia, doença que causa fadiga e fraqueza.

Outro fator verificado pelo hemograma é a contagem de células brancas do sangue ou leucócitos, que estão relacionados à infecções e inflamações e a todo o sistema imunológico do paciente.

Para estar preparado para o exame, é recomendado um jejum de 8 horas de antecedência. Mas, em alguns casos esse tempo pode ser diferente, portanto é fundamental saber as orientações preferencialmente dois dias antes do procedimento.

Antes de sua realização  é fundamental a consulta médica, onde será avaliado a necessidade de um exame de sangue e quais valores serão analisados nele. O exame é realizado através da coleta de sangue do braço do paciente e analisado em laboratório de acordo com as solicitações médicas.

O cuidado com a saúde, atrelado à realizado de exames, aumenta a possibilidade de cura de doenças diagnosticadas precocemente. Portanto, não deixe de realizar regularmente seus exames!