A vitamina D é a única vitamina também produzida pelo organismo humano, isso porque se trata de um hormônio sintetizado pela nossa pele quando exposta a radiação ultravioleta do Sol. 

A falta dessa vitamina está associada à ocorrência de diversas doenças crônicas e infecciosas, como alguns tipos de câncer, depressão, diabetes, tuberculose e viroses. 

Por isso, a recomendação de especialistas é que as pessoas se exponham todos os dias por pelo menos 30 minutos de Sol sem qualquer tipo de protetor. Um banho de Sol completo. Quanto mais escuro o tom de pele, mais tempo esse banho deve durar. O ideal é que o máximo de pele possível tenha contato com os raios solares nesse momento, pois a quantidade de vitaminas produzidas pelo corpo é equivalente ao tanto de pele exposta ao Sol, para isso, basta fazer duas sessões: uma de frente e uma de costas.

Caso esse tempo de exposição ao Sol diário não seja possível, é recomendado que pelo menos haja esse momento duas vezes por semana. Na impossibilidade de expor áreas maiores, pelo menos os braços e pernas devem ter esse contato com os raios ultravioletas do Sol.

A vitamina D também é encontrada em alguns poucos alimentos, mas para suprir a necessidade diária do corpo, seria necessário o consumo de grandes quantidades desses. 

Um hormônio tão importante para os ossos, os músculos, a prevenção de doenças, ao sistema imunológico, a estética, ao coração, ao corpo em geral, tem como principal fornecedor o nosso grande agente da saúde, o Sol. 

E então, seu banho de Sol está em dia?