O açúcar refinado está completamente relacionado ao aumento de chance de ter vários tipos de doenças e condições ruins, como obesidade, câncer, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre. Infelizmente as pessoas, mesmo sabendo disso, não se atentam a um limite de consumo e naturalizam o excesso de açúcar em suas dietas. Pensando nisso, listamos algumas alternativas para melhorar sua dieta, mas sem torná-la menos doce.

Troque o açúcar refinado pelo mascavo

Por não passar pelo processo de refinamento, o açúcar mascavo, diferentemente do refinado, além do tom escuro, consegue ser até mesmo saudável em um certo grau. Possuindo, por sua vez,  nutrientes que seu irmão não tem, como cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cobre e selênio, vitamina B5, B6, Ácido Fólico e Niacina.

Vale alertar que até mesmo o açúcar mascavo deve ser consumido com moderação, apesar de não ser refinado, continua sendo açúcar e carrega com ele os mesmos malefícios. A recomendação dos especialistas é que o consumo desse açúcar não passe de 10% das calorias diárias, ou seja, se um adulto consome 2000 calorias por dia, o limite do açúcar será de 200 calorias.

Opte por adoçantes naturais

Adoçantes já são utilizados em muitas casas, mas talvez não os melhores. Existem diversos tipos de adoçantes, os mais comuns de se ter em casa são os de Sacarina, cujo efeito colateral pode aumentar os riscos de câncer de bexiga, além de conter sódio. Já os naturais são mais recomendados, uma vez que são realmente dietéticos e não oferecem riscos à saúde, como os Stevia, Xilitol e Eritritol.

Sempre se lembrando de consumir com moderação, assim nunca sentirá nenhum desconforto. 

Pare de adoçar as coisas!

Nenhum tipo de açúcar ou adoçante é realmente necessário na sua dieta. Os alimentos naturais já são doces, os que não são, não precisam ser. O açúcar modifica seu paladar e o torna viciado em sabores artificiais. 

Fazer uma reeducação alimentar para perder esse vício melhora sua vida em muitos âmbitos, a pele fica mais bonita, crises de ansiedade diminuem, perda de peso excessivo, por exemplo.

Depois de um tempo você se acostuma com a ausência dessa substância e até mesmo perde a vontade de consumir doces que ela contém de forma definitiva. É um processo que para muitos é difícil no começo, mas vale muito a pena para ter uma qualidade de vida melhor.  

 

A ordem da lista está do mais fácil até o ideal. Você pode seguir como um passo-a-passo, até que consiga eliminar por completo o açúcar da sua dieta, que tal?