fbpx

1. Afasta a depressão 

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina. Começar a caminhar é o início de um círculo vicioso. Quanto mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo e mais disposição para caminhar. 

2. Aumenta a sensação de bem-estar

Caminhar por ambientes verdes, com árvores e vegetação em geral, como praças, jardins e bosques, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima.

3. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. E de bonûs, devido a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

4. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Sendo o benefício mais famoso, o emagrecimento se deve a nova rotina que o corpo passa a ter com a caminhada. Se antes o corpo estava acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia, agora com a caminhada ele tem uma nova e maior demanda de energia para gastar. Essa nova quantidade é consumida das gorduras estocadas pelo corpo, o que faz com que o peso diminua.

E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. A pessoa que terminou a caminhada continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

5. Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. 

 

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que essa atividade pode trazer para sua saúde e rotina. É sempre recomendado, se for possível, caminhar todos os dias para manter uma vida saudável. A velocidade e o tempo da atividade não importam, com tanto que faça.

Que tal parar de olhar para essa tela e dar uma voltinha?