“Skin care” é um termo em inglês que remete às ideias de cuidados com a pele, e se popularizou muito nos últimos anos. 

O skin care de cada pessoa é individual e varia de acordo com o tipo de pele que está sendo tratada, mas num geral existe um conjunto de hábitos e técnicas padrões que todos devem adotar para ter um rosto mais saudável.

Para seu primeiro passo em direção aos cuidados com seu rosto, você deve identificar o seu tipo de pele. Abaixo vamos te auxiliar nisso.

Pele normal: apresenta poros pequenos e pouco visíveis. Não produz muita oleosidade e nem muito ressecamento, logo, é balanceada. 

Pele seca: é uma pele com pouca luminosidade, meio opaca.  A principal causa para isso é o fato da pele não ter capacidade de reter água na quantidade necessária. 

Pele oleosa: é o tipo de pele mais comum entre as brasileiras. Peles oleosas possuem os poros dilatados e sofrem com uma alta produção de sebo. Por isso, quem tem esse tipo de pele têm mais tendência ao aparecimento de acne. 

Pele mista: é uma mistura da pele oleosa com a normal/seca. Geralmente quem tem esse tipo de pele sofre com oleosidade somente na zona “T” do rosto (testa, nariz e queixo), enquanto o restante do rosto a produção de sebo já é mais controlada. 

A partir da identificação do seu tipo de pele, siga as dicas que listamos a seguir:

  • Sabonete facial específico para seu tipo de pele

Depois de identificar qual seu tipo de pele facial, procure por boas opções de sabonetes específicos para ela. Usando um sabonete específico, a limpeza na região se potencializa e traz melhores resultados.

  • Tônico facial

Os tônicos faciais ajudam a normalizar o pH da pele e também eliminam resíduos que o sabonete não conseguiu retirar, como os de maquiagem e filtro solar. Ele geralmente é feito à base de água, a limpeza realizada é profunda e não agride a pele, sem estimular a produção de sebo.

  • Esfoliação

A esfoliação não é indispensável, porém é sim recomendável. O esfoliante é um produto responsável pela eliminação das células mortas da pele, e estimulação de outras novas.

O uso dele geralmente é semanal, apenas uma ou no máximo duas vezes na semana e ajuda a manter a pele sempre limpa e hidratada, o que ajuda contra os cravos e espinhas. 

  • Hidratante facial

O hidratante facial é um dermocosmético indicado para manter a pele do rosto bela e com saúde, e deve ser aplicado todos os dias. Isso porque, a hidratação ajuda a equilibrar a quantidade de água, sendo importante para todos os tipos de pele, inclusive para as consideradas oleosas.

  • Protetor solar facial

Nós já fizemos um post dedicado ao uso de protetor solar facial, se ainda não leu, recomendamos e muito. 

Mas além de proteger o rosto dos raios ultravioletas que são prejudiciais à pele facial, também previne manchas, acne solar, câncer entre muitos outros benefícios. 

O protetor solar é indispensável para a saúde do seu rosto. Use todos os dias, até nos nublados!

 

Garantimos que esses cuidados implementados à sua rotina farão muita diferença quando você se olhar no espelho. Mas sempre vale lembrar, caso queira uma assistência mais precisa, consulte um dermatologista.