A secretaria municipal de saúde do RJ alertou cariocas a respeito de um surto de gripe na cidade, e convocou todos a tomarem suas vacinas o mais rápido possível.

Neste artigo, vamos entender mais sobre o surto, os principais sintomas da gripe, suas variações e como se prevenir.

1-ENTENDENDO O SURTO DE GRIPE

O Rio de janeiro registrou mais de 6,5 mil casos de gripe em apenas uma semana. Segundo a prefeitura, 23 crianças estão internadas na capital com o quadro respiratório grave.

2-POR QUE O SURTO DE GRIPE É PREOCUPANTE?

O vírus H3N2 é só mais uma das variações da Influenza A, assim como foi a gripe espanhola, que sofreu mutações graduais e sucessivas, até assumir sua forma mais letal matando cerca de 50 milhões de pessoas.

Além disso, como as mutações do vírus não param de aparecer, uma simples gripe pode se tornar algo grave, levando o sujeito ao respirador ou até para a UTI.

3- Resfriado/Gripe/Influenza/H1N1: são a mesma coisa?

Antes de tudo, vamos explicar a diferença entre resfriado e gripe!

O resfriado é causado pelo Rinovírus e a gripe pelo vírus Influenza. Ambos são causados por vírus, contudo diferentes.

O H1N1 é, na verdade, uma variação do vírus Influenza, gerador da gripe. Por isso, a variação da gripe que originou o H1N1 é chamada de Influenza A.

E o H3N2 é mais uma variação, entretanto do H1N1 e, consequentemente, da gripe (Influenza).

Em resumo, todas essas variações, com exceção do resfriado, são mutações da cepa da gripe (Influenza), que vão, com o passar do tempo, evoluindo e ganhando resistência.

4- GRUPOS DE RISCO

Neste momento, 95,8% dos hospitais estão ocupados por crianças entre 0 e 12 anos, mas os idosos, as gestantes e as pessoas com problemas respiratórios também estão no grupo.

Entretanto, apesar desses serem os grupos de risco, é importante que toda população se vacine para evitar que tenhamos mais mutações do vírus.

A recomendação da prefeitura é que todos acima de 6 meses de idade se vacinem contra a gripe.

5 – SINTOMAS

A princípio, quem já tomou a vacina da gripe não fica totalmente livre de contrair a Influenza A, porém, os sintomas aparecem de forma muito mais amena.

Os sintomas costumam ser: tosse, dor de cabeça, coriza, dor na garganta, dor muscular, febre e falta de ar.

6 – A GRIPE E O COVID-19

Não há intervalo limite para quem tomou a vacina contra a Covid-19.

De acordo com o ministério da saúde, a única recomendação é que cada vacina seja aplicada em um grupo muscular diferente.

Essa decisão foi feita a base de estudos, segundo ministério da saúde.

7 – PREVENÇÃO

Como os sintomas da gripe são muito parecidos com os do Covid-19, a recomendação é que todas as pessoas com sintomas realizem testes de modo a diagnosticar a possibilidade ou não da Covid-19.

8- LAUDMED E A VACINAÇÃO

Sobretudo neste cenário de preocupações, resolvemos ofertar a vacina contra a gripe pelo menor valor já praticado no Laudmed.

Esperamos que essa ação possa incentivar a vacinação e ajude a salvar vidas.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

A convocação é clara: a vacina diminui os riscos de evolução da gripe, protege você e quem está ao seu lado!

Referências:

Universidade de São Paulo, Fio cruz, Ministério da saúde, CNN, BDF — Rio de janeiro.

Saiba mais
💬 Como podemos ajudar?
Scan the code
Olá! Bem-vindo!

Estamos aqui para ajudar. Se você tiver alguma dúvida, por favor, sinta-se à vontade para perguntar. Em segundos, Nossas atendentes estarão prontas para fornecer informações, orientações ou ajudá-lo a encontrar o que você procura.

Lembre-se, estamos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para tornar sua experiência conosco ainda melhor. Obrigado por nos escolher!