Quanto tempo o exame toxicológico detecta uso de drogas?
O que é o exame toxicológico?
Quem é obrigado a ter o exame toxicológico?
Quais as drogas que são detectadas no exame toxicológico?
- Anfetamina, estimulante da atividade do sistema nervoso central;
- Cocaína e derivados, como o crack;
- Codeína;
- Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE);
- Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
- Metanfetaminas, como meth, ice e speed;
- Heroína;
- Morfina;
O exame toxicológico é obrigatório para motoristas profissionais nas categorias C, D ou E desde 2015, porém ainda há muitas dúvidas sobre como ele é realizado, quais são os valores, indicações etc.
Neste post, vamos esclarecer algumas das grandes questões sobre o exame. Confira!
Como é feito o exame toxicológico?
Para saber como é feito o exame toxicológico, primeiro é preciso entender que o teste é realizado a partir da queratina presente nos cabelos, pelos ou unhas, já que esse material é capaz de preservar por bastante tempo as substâncias utilizadas e metabolizadas no organismo.
Dessa forma, é possível detectar quais drogas foram utilizadas por períodos de 90 dias ou mais e, por conta disso, apliques e dreads não são aceitos nesse exame, porque o cabelo deve ser natural. Cabelos com química, seja tintura ou alisamento, podem ser coletados normalmente.
O procedimento é indolor e não afeta a estética do paciente.
Remédio prescrito pode reprovar no exame?
Pacientes que tomam remédios à base de drogas precisam apresentar a receita médica na data da coleta e assinalar o uso do medicamento.
Quanto tempo a droga fica no cabelo?
Quando uma pessoa usa substâncias ilícitas, cerca de seis dias após a ingestão, a droga é absorvida pela queratina dos fios de cabelo, pelos e unhas. Nesse material, ela pode ficar armazenada por até 180 dias após esse uso.
Tempo de detecção
O exame toxicológico é realizado com fios de cabelo ou pelos para detectar drogas e seus metabólitos que foram absorvidos e permanecem nesses materiais durante meses ou até anos após o consumo.
Sendo assim, o exame toxicológico pode detectar as substâncias utilizadas em um período de 90 dias ou mais.
O que reprova no exame toxicológico?
A reprovação no exame toxicológico acontece caso seja comprovada a presença de drogas no organismo do paciente.
Caso seja reprovado no exame toxicológico, o condutor pode optar pelo rebaixamento da categoria ou cumprir o prazo de inaptidão temporária, de três meses, devendo realizar novo exame após 90 dias da coleta anterior.